Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Terras de Bouro Implementa Projeto “Ter + Sucesso no Verão”

A Equipa de Apoio ao Aluno e à Família, do projeto Ter + Sucesso, integrado no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), encontra-se a desenvolver o projeto “Ter + Sucesso no Verão”, em parceria com os CATL do Concelho de Terras de Bouro.

IMG 20200714 WA0005

Os objetivos definidos no âmbito deste projeto, centram-se em criar uma resposta qualificada e especializada que possa em contexto comunitário, trabalhar variáveis fundamentais para que o processo de aprendizagem possa ser ajustado às necessidades da criança.

E foi precisamente com o objetivo de criar uma resposta em contexto comunitário, que surgiu o “Ter + Sucesso no Verão”. A situação excepcional que vivemos, provocada pela COVID 19, obrigou o Estado a tomar sérias medidas de contingência para prevenir a expansão da doença, nomeadamente com o isolamento social e o consequente encerramento de espaços públicos, tais como a escola.

O desenvolvimento de competências sociais e emocionais das crianças, ficou seriamente comprometido durante este período e os CATL constituem-se como uma resposta extremamente válida que proporciona às crianças condições que contribuem para o seu desenvolvimento integral (social, emocional, relacional, cognitivo), desenvolvimento de espírito crítico, ocupação lúdica, pedagógica que lhes permite consolidar aprendizagens, desenvolver a cidadania plena, estimular o desenvolvimento da expressão nas suas variadas formas e comunicar. Deste modo, a equipa entendeu que o contexto de CATL seria o ideal para desenvolver o “Ter + Sucesso no Verão”.

O programa é constituído por dois módulos, o primeiro prevê uma intervenção a nível Emocional. Considerando que as contingências da pandemia tiveram um forte impacto emocional nas crianças, importa numa primeira instancia trabalhar estas competências, que constituem um factor decisivo no desenvolvimento intelectual. Numa segunda fase, será efectuado uma intervenção nas competências cognitivas, com vista à consolidação de vários aspectos que não tiveram oportunidade de desenvolver na modalidade de E@D.

Estão a beneficiar da implementação deste programa cerca de 90 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, dos CATL promovidos pelo Município - Moimenta, Rio Caldo e Gerês e o CATL promovido pelo Centro de Solidariedade Social de Valdosende.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação