No âmbito do projeto “Ter + Sucesso na leitura e na escrita”, projeto promovido pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, foram dinamizadas diversas oficinas de leitura e escrita criativa pela professora e contadora de histórias Estefânia Surreira, no decorrer do período letivo, alusivas a diversificadas obras, designadamente:
•“A Carochinha e o João Ratão” de Luísa Ducla Soares – 13 e 16 novembro - destinada aos alunos do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básica de Rio Caldo e do Gerês, tendo sido entregues livros com atividades alusivas à obra, cuja impressão foi da responsabilidade do município no âmbito deste projeto;
•“Os heróis do 6º F” de António Mota – 16 de novembro – destinada aos alunos do 6º C da Escola Básica de Rio Caldo;
•“A viúva e o papagaio” de Virgínia Woolf – 11 de dezembro – destinada aos alunos do 5º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro;
• “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira – 14 de dezembro – destinada aos alunos do 6º ano da Escola Básica de Rio Caldo;
•“Sonho de neve” de Eric Carle e “As prendas do Rei Leão”, do livro “As mais belas fábulas africanas” de Nelson Mandela – 14 de dezembro – sessão alusiva ao Natal para os alunos do 5º ano da Escola de Rio Caldo;
•“Trinta por uma linha” de António Mota – ao longo do mês de dezembro – destinada aos alunos do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Terras de Bouro e os alunos do 3º e 4º ano das Escolas Básica de Rio Caldo e do Gerês;
•Duas videoconferências com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho – 21 de janeiro – destinadas aos alunos do 2º J e 4º D;
•Palestra sobre o escritor Luís de Camões – ao longo do mês de janeiro – destinada aos alunos do 9º B, 9º C e 10º ano e, no contexto do mesmo tema, foi lançado um desafio aos alunos do 10º ano para conceber um desenho para estampar em t-shirts, tendo sido estas oferecidas no início deste ano letivo;
•“Os Lusíadas” de Luís de Camões – ao longo do mês de janeiro – destinada aos alunos do 9º ano e, no contexto do mesmo tema, foi oferecido um marcador de livro a cada um dos alunos.
A dinamização destas oficinas contribui para a sensibilização dos alunos para a importância da leitura e o desenvolvimento das competências de escrita, de forma lúdica, observando-se um excelente empenho e interesse por parte dos alunos.