Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Abril: Mês Internacional de Prevenção dos Maus Tratos na Infância

O Município de Terras de Bouro, plenamente consciente da necessidade de promover políticas de prevenção dos maus tratos, associa-se às comemorações da iniciativa «Abril: Mês Internacional de Prevenção dos Maus Tratos na Infância».

A Sr. Vereadora da Educação e Juventude da Câmara Municipal, Dr.ª Ana Genoveva Araújo, entende ser de crucial importância reunir todas as sinergias na sensibilização da população para a necessidade de proteger e cuidar das crianças e dos mais jovens. Entendimento que está em linha de orientação com a Organização Mundial de Saúde que já veio publicamente defender que pelas implicações que tem, quer a curto, quer a longo prazo, a violência impõe-se como um dos mais graves problemas de saúde pública que o mundo atualmente enfrenta.

Capaz de deixar marcas para toda a vida, a violência exercida sobre as crianças e jovens pode ser extremamente destrutiva para as vítimas deste flagelo.

Não podemos deixar de relembrar que a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A.  quando uma avó, Bonnie W.Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro “para  fazer com que as pessoas se questionassem”.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos espancados e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos. – A História do Laço Azul (Blue Ribbon)

Entendendo o Município que esta trágica história, a par de tantas outas que se multiplicam por todo o mundo não podem ser esquecidas, mas sim prevenidas, simbolicamente, irá colocar laços azuis nos Serviços Municipais e nas suas viaturas durante o mês de abril.

Compete a cada um de nós e a todos em conjunto lutar para que no mundo moderno em que vivemos, a violência seja definitivamente erradicada.

MAUS TRATOS INFANCIA 01

 

 

 

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação