Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

𝘼𝙥𝙧𝙚𝙨𝙚𝙣𝙩𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙙𝙤 𝙡𝙞𝙫𝙧𝙤 𝙙𝙚 𝙁𝙐𝙏360𝙇 - 𝙙𝙖 𝙋𝙚𝙧𝙚𝙞𝙧𝙖 𝙖̀ 𝙋𝙚𝙙𝙧𝙚𝙞𝙧𝙖.

Decorreu, no sábado, no centro de animação Termal na Vila do Gerês, a apresentação do livro de FUT360L - da Pereira à Pedreira.

O evento contou também com a presença da saxofonista Ana Faria que com diversos temas musicais deu um outro colorido à apresentação.

Depois da visualização de um breve vídeo com a história de vida do autor, a apresentação esteve a cargo do vereador António Cunha, que foi também, o responsável pela elaboração de toda a parte gráfica do livro.

WhatsApp Image 2022 05 23 at 22.11.41

A apresentação foi feita numa perspetiva geométrica, tendo como ponto de partida o título da obra: Futebol 360: da Pereira à Pedreira. O apresentador fez uma analogia do subtítulo como um segmento de reta que liga a Pereira (Gerês) à Pedreira (Braga) ao percurso entre o futebol amador e o profissional e o percurso temporal e as transformações que aconteceram entre os anos 70 do século passado e os dias de hoje. Quanto ao título “Futebol 360”, ele representa a visão global que o autor tem de todos os aspetos deste fenómeno desportivo. Foi sublinhada, ainda, a importância da prática desportiva na transmissão de valores essenciais à formação dos jovens e, também, enaltecido o papel fundamental desempenhado pelos dirigentes dos pequenos clubes, relembrando que sem eles, não existia futebol amador.

De seguida, o autor, jogando em casa, atacou de frente, como o faz no livro, diversos aspetos que considera nefastos para a evolução do futebol de formação no nosso país.

Falou sobre a incoerência dos quadros competitivos existentes nos escalões mais novos, sobre o verdadeiro papel dos pais no futebol de formação, lembrou aos treinadores de formação que treinar jovens não pode ser visto, nunca, como um trampolim para escalões superiores, à custa de resultados desportivos que contrariem a evolução dos projetos de futebolistas e alertou os pais para os cuidados a ter com o “canto” dos prospetores que tudo prometem para levar as crianças para outros clubes. Acabou, a exemplo do que havia feito António Cunha, a lembrar alguém que mesmo não estando entre nós, será sempre lembrado e permanecerá para nas suas vidas e na deste livro, de que foi revisor - o Professor Fernando António dos Santos Silva, geresiano também.

Por fim teve a palavra o presidente da Câmara municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo que agradeceu ao autor e ao apresentador o momento de partilha lembrando que o concelho tem muita gente válida e de valor e que a camara municipal estará sempre disponível para apoiar e dar a conhecer as suas obras.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação