Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

CACI do Centro Social de Souto acolheu apresentação do projeto "Pintar o São Bento"

No dia 29 de maio foi apresentado, nas instalações do CACI do Centro Social de Souto, o projeto "Pintar o São Bento". Trata-se de uma iniciativa do CACI do Centro Social da Paróquia de Souto que conta com a parceria da Irmandade de São Bento da Porta Aberta e da Câmara Municipal de Terras de Bouro, no âmbito do projeto "Cultura para Todos". O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo e a vereadora municipal, Ana Genoveva Araújo estiveram presentes nesta iniciativa. Os responsáveis municipais tiveram oportunidade de agradecer o empenho e a dedicação de todos e de como estas ações são importantes para a integração social e valorização individual e coletiva dos intervenientes, sublinhando ainda a total disponibilidade do município para colaborar e apoiar estes projetos.

IMG 20230529 WA0085

O projeto consiste em que os utentes do CACI, pessoas portadoras de deficiência, pintem imagens do São Bento da Porta Aberta. As peças são monocromáticas, ou seja, foram pintadas todas de uma só cor, por se tornar mais adequado para os utentes do CACI. A ideia também foi dar alguma contemporaneidade às imagens. As peças serão vendidas em pontos específicos acordados pelos parceiros. A imagem será acompanhada de um cartão onde consta o endereço de uma página digital que convida o comprador da peça a fotografá-la e a mencionar de que cidade/país está a publicar a fotografia. O objetivo é levar a imagem do São Bento da Porta Aberta "aos quatro cantos do mundo".

Este plano é importante para as pessoas portadoras de deficiência, desde logo por promover atividades socialmente úteis, proporcionando a valorização pessoal e o máximo aproveitamento das capacidades e potencial da pessoa, no sentido da sua autonomia e facilitar uma transição para programas de integração socioprofissional, se possível; promove, também, a independência em atividades de vida diária (autocuidado) e atividades de vida diária instrumental; auxilia a estimulação sensorial e potencia e valoriza a vertente artística de cada jovem e também estimula as várias competências cognitivas da pessoa com deficiência, assim como a motricidade fina. Os parceiros ajudam a potenciar a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência do concelho e a promover a diminuição do estigma social, sendo este um projeto social pioneiro, desafiante e inovador.

Nesta parceria a Irmandade de São Bento da Porta Aberta ofereceu as imagens e o Município de Terras de Bouro ofereceu os materiais necessários para a pintura das peças.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação