Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

Assembleia Municipal de Terras de Bouro reuniu em Valdosende

Na passada segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, a Assembleia Municipal de Terras de Bouro realizou a sua primeira sessão ordinária de 2011 e cumprindo a vontade expressa pelo seu Presidente, o deputado da Assembleia da República, Dr. Ricardo Gonçalves, de levar este órgão o mais perto possível dos terrabourenses, decorreu, em Valdosende no salão da J.F.

O Sr. Presidente da Assembleia Municipal começou por aludir e enaltecer o esforço do poder local por conceder mais dignidade aos seus espaços públicos e de que Valdosende é, sem dúvida, um bom exemplo, também através das suas instituições mais relevantes como são o Centro de Solidariedade Social de Valdosende ou da Associação de Paradela de Valdosende, agora convertida em IPSS.

Ainda antes do período da ordem do dia, registou-se a apresentação à Mesa da Assembleia, de duas Moções, uma do CDS-PP e outra do PSD, sobre a aprovação do novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda Gerês e que, por se tratar de um assunto da máxima importância, passaram a incluir a ordem de trabalhos; (Moções essas que seriam aprovadas posteriormente, manifestando assim a Assembleia Municipal de Terras de Bouro todo o seu descontentamento sobre o novo Plano de Ordenamento do PNPG, assim como medidas futuras a adoptar).

Foram de registar na sessão, entre outros assuntos, as intervenções de congratulação pelos vinte anos do Jornal Geresão e o enaltecer do trabalho desenvolvido por este órgão de comunicação terrabourense, as críticas ao novo Plano de Ordenamento do PNPG, a importância económica e social do projecto “Aponte para o Gerês”, os subsídios às festas concelhias, as obras de água e saneamento, a correcção demonstrada nas últimas eleições presidenciais, o futuro Parque Urbanístico das Gordairas, na sede do concelho, a construção de um açude no Rio Homem, a toponímia na Vila do Gerês e ainda a relação do Município com a Escola Profissional Amar Terra Verde ou a presença do Município no Seminário de Encerramento do Projecto de Gestão e Dinamização da visitação no PNPG, na Casa da Música, no Porto, tudo questões, que mereceram a melhor consideração e resposta pelo Presidente do Município, Dr. Joaquim Cracel Viana.

Destaque-se ainda a apresentação provisória da primeira versão alusiva à revisão do PDM.

De seguida e já na Ordem de Trabalhos sublinhe-se a apresentação e aprovação de uma proposta de alteração de estatutos para transformação da Grande Área Metropolitana do Minho em Associação de Municípios de Fins Específicos, a aprovação ainda de uma outra proposta de desafectação de parcela de terreno de domínio público para a construção do futuro parque de estacionamento do Intermarché, (com data de abertura prevista para Junho), assim como a subscrição de um Manifesto sobre Educação, além das duas Moções já aqui referidas.

Relativamente às duas Moções apresentadas e relativas à aprovação do novo Plano de Ordenamento do PNPG, os Deputados Municipais votaram unanimemente na Moção apresentada pelo CDS-PP, tendo-se verificado 17 votos a favor, 13 contra e duas abstenções na Moção apresentada pelo PSD.

De salientar ainda a ocorrência de várias intervenções que abordaram o descontentamento e a não aceitação do actual Plano de Ordenamento nos moldes em que se encontra, tendo existido até apelos à impugnação do mesmo, sobretudo por prejudicar gravemente as populações que residem dentro da área do PNPG.

 

Foto AM

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação