Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

AVISO - Proteção Civil | SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA | COVID-19

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Terras de Bouro informa que, face à situação de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional da COVID-19, foi aprovado o Plano de Operações Nacional para o Coronavírus (COVID - 19) – PONCoV, recomenda as seguintes medidas de autoproteção.

O SMPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução, de acordo com as orientações emanadas pela OMS e DGS:O SMPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução, de acordo com as orientações emanadas pela OMS e DGS:

  1. Lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções à base de álcool.
  2. Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir.
  3. Utilizar um toalhete de uso único para conter as secreções respiratórias, o qual deve ser prontamente eliminado num contentor de resíduos próximo.
  4. Em alternativa poderá tossir ou espirrar para o braço/manga evitando a dispersão de partículas, e a consequente contaminação das mãos.
  5. Higienizar as mãos após contacto com secreções respiratórias.
  6. Evitar tocar nas mucosas dos olhos, boca ou nariz.
  7. Evitar contacto com pessoas com infeção respiratória.
  8. Evitar partilha de objetos de uso pessoal e comida.
  9. Na presença de sintomas de tosse, febre ou dificuldade respiratória conjugado com regresso recente de áreas com transmissão comunitária ativa do COVID-19 ou contacto com um doente infetado, deve ligar para a Linha SNS 24 – 808 24 24 24.
  10. Manter pelo menos 2 metros de distância em relação a outras pessoas, principalmente daquelas que apresentam sintomas de tosse ou febre.
  11. Reduzir ao mínimo a permanência em locais públicos muito frequentados.
  12. Estar atento às informações da Direção Geral de Saúde e às indicações da Proteção Civil e das Forças de Segurança.

O SMPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de contagio, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, disponível junto dos sítios da internet da ANEPC e da DGS e do Município.

Ver aviso (pdf).

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação