S. Mateus da Ribeira, uma freguesia situada nas margens ou ribas do Homem, cuja designação toponímica de Ribeira deriva de Riparia. (Silva, 1958)
Esta Ribeira do Homem que tem S. Mateus como padroeiro multissecular, cobre-se de Norte pelos montes da Seixeira e assenta em terrenos acidentados, mas férteis.
A matriz possui uma escadaria em alvenaria de granito, ladeada por duas cruzes ao alto. No corpo principal da igreja está gravada o Ano de 1719, que se refere, provavelmente, à data de sua reconstrução ou transladação, dado que a original se situava no lugar do Casal. O seu interior é guarnecido de magníficas talhas douradas e o altar-mor, também joanino, ostenta figuras de serafins e valiosas esculturas.
A escassos metros de distância situa-se a Capela do Senhor do Socorro e Senhora da Agonia, datada de 1856. As outras ermidas encontram-se distribuídas pelos lugares de Vau, em devoção a N.ª Senhora de Fátima e em Chemedião, a capela de invocação a S. Bento.
Identificação/Constituição dos aglomerados habitacionais
Assento, Calvário, Campo, Casal de Baixo, Casal de Cima, Chemedião, Gogide, Louredo, Outeiro, Real, Testudo e Vau.
População Residente
242 habitantes (2011)
Colectividades
Associação Cultural Recreativa da Ribeira e Junta de Freguesia
Equipamento/Infra-estruturas sociais e educativas
Escolas do 1º ciclo da Ribeira (Assento n.º1 e Assento nº 2), Centro Cultural, Junta de freguesia, sita no lugar de Assento.
Animação Cultural
Trilho Pedestre do “Couto de Souto”
Duração: 4 horas
Distância: 9.5 km
Ponto Partida/Chegada: Lugar de Paço, freguesia de Souto.
Festas e Romarias
S. Mateus (Setembro) e N.ª S.ª da Agonia (Julho)
Actividades económicas
Agro-pecuária, construção civil, comércio, artesanato e espaços TER.