Bem-vindo à página oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Nota à navegação com tecnologias de apoio h2

Nota à navegação com tecnologias de apoio h3

Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 1)

A CINEMATECA EM VILARINHO DA FURNA – A SEASON OF CLASSIC FILMS

A 16 Setembro, a Cinemateca Portuguesa apresenta VILARINHO DAS FURNAS, de António Campos, no local onde o filme foi rodado, numa sessão especial integrada no programa europeu A Season of Classic Films, da Associação das Cinematecas Europeias. Esta sessão conta com o apoio do Município de Terras de Bouro e do projeto FILMar.

VILARINHO DAS FURNAS, a primeira longa-metragem de Campos, é o encontro do realizador com a história da aldeia de Vilarinho da Furna, no concelho de Terras de Bouro, afundada em 1971, por ordens do regime do Estado Novo, para construir uma nova barragem. O filme documenta o forte espírito comunitário da aldeia e acompanha o duro processo de evacuação forçada.

Reaproximando o cinema aos territórios de pertença, a nova cópia digital do filme será apresentada às 20h30 de 16 de Setembro, em sessão gratuita e ao ar livre, no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna. 55 anos depois do abandono forçado da aldeia pelos seus habitantes, este é o local onde subsistem as memórias materiais de Vilarinho da Furna, como algumas casas, alfaias agrícolas, objetos pessoais e familiares, para além da memória visual e social de uma comunidade. A sessão será precedida à tarde por uma visita guiada ao Museu e às ruínas da antiga aldeia, organizada em colaboração com a AFURNA - Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna.

A presença da Cinemateca Portuguesa continuará, depois, entre 1 e 4 de Outubro, com a organização de atividades educativas, em colaboração com o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, o Plano Nacional de Cinema e o Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro, com o objetivo de promover, junto dos públicos mais jovens, o cinema enquanto ferramenta para o conhecimento, a aprendizagem, a cultura e o saber. Com o apoio do projeto FILMar e do Município de Terras de Bouro, serão realizadas uma oficina de animação para pais e filhos, uma oficina de animação para alunos do 1º ciclo e uma oficina de cinema documental para alunos do secundário.

A Season of Classic Films consiste num programa de atividades agendadas para o período entre Junho e Dezembro de 2023, em todo continente europeu. A iniciativa é coordenada pela Associação das Cinematecas Europeias (ACE) e é apoiada pelo programa Creative Europe MEDIA da Comissão Europeia. O FILMar é financiado pelo programa EEAGrants Portugal 2020-2024, no âmbito do Programa Cultura, operado pela Direção-Geral do Património Cultural.

 

PROGRAMA
16 DE SETEMBRO, SÁBADO

16h00 às 19h00 - Visita guiada pela história de Vilarinho da Furna
Passeio pedestre guiado a partir da entrada sul da barragem de Vilarinho da Furna até às ruínas da antiga aldeia. Caminhada pelas margens do Rio Homem e passagem pela Cascata do Ribeiro de Gemesura. No final da caminhada, de regresso ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, será possível visitar a sua exposição permanente. Atividade dinamizada pela AFURNA - Associação de Antigos Moradores de Vilarinho da Furna.

Ponto de recolha: Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna
Conselhos: Calçado confortável; Levar água; Não levar carga desnecessária
Condições: Percurso em caminho rural fácil, com a distância de 6km (ida e volta)
Refeições: Bar operado pela AFURNA no Parque de Merendas da barragem

Inscrições abertas até dia 10 de Setembro, através do email acesso@cinemateca.pt

20h30 - Exibição ao ar livre do filme VILARINHO DAS FURNAS (António Campos, 1971, 77 minutos)
Local: Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna.
Entrada gratuita.

A Season of Classic Films 1

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. mais informação