No dia 22 de fevereiro, uma equipa de reportagem do canal televisivo PORTO CANAL deslocou-se ao nosso concelho para efetuar filmagens para o programa VIVER AQUI, sobre a Aldeia de Vilarinho da Furna. Na ocasião, a Vereadora Municipal da Cultura, Drª Ana Genoveva, acompanhou a visita ao Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna. No local, a Sra. Vereadora fez uma visita pelo museu onde foi falando da aldeia, nomeadamente quando foi submersa, dos usos e costumes dos habitantes da aldeia comunitária, os trabalhos a que se dedicavam, o vestuário usado, como eram as casas, assim como da forma como viviam: o comunitarismo.

Posteriormente, já na albufeira e junto à aldeia de Vilarinho da Furna, a convite da Sra. Vereadora, também se realizou uma entrevista ao Dr. Manuel Antunes, Presidente da AFURNA, Associação dos Antigos Moradores de Vilarinho da Furna, onde falou da sua experiência enquanto habitante da aldeia, as vivências e o processo de saída da mesma.
Tratou-se de mais uma oportunidade para dar a conhecer os hábitos ancestrais de quem habitou na aldeia de Vilarinho da Furna, hoje submersa.
