Cultura
As vezeiras de Rio Caldo e Vilar da Veiga cumpriram, uma vez mais, o secular costume de se dirigir para a serra, atravessando a vila do Gerês no dia 11 de maio. O evento, organizado pela Associação Lírio do Gerês e contando com a colaboração do Município de Terras de Bouro, Junta de Freguesia de Rio Caldo, Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e Hoteleiros do Gerês, animou a vila termal ao longo do fim de semana com provas gastronómicas, animação musical e chegas de bois, contribuindo, desta forma, para mais uma importante promoção e desenvolvimento da economia local, para além do fundamental reavivar das tradições ancestrais.
Na sequência da cerimónia ocorrida em Terras de Bouro a 15 de novembro do ano passado, em que o Projeto – RAIA SECA GERÊS-XURÊS foi apresentado oficialmente, tendo em vista ultrapassar obstáculos fronteiriços com uma abordagem de governança transformadora de multinível, tudo assente na partilha de um vasto património natural e cultural, bem como de um capital humano de elevado potencial, decorreu a 6 de maio em Ourense, no Centro Cultural "Marcos Valcárcel”, a assinatura institucional dos estatutos e do acordo do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) de Raia Seca e Gerês-Xurés.
O Município de Terras de Bouro recebeu, no dia 29 de abril, a 3ª reunião do grupo de Arquivos do distrito de Braga. Neste encontro esteve presente a Dra. Ana Genoveva Araújo, vereadora do Município de Terras de Bouro, representantes dos arquivos da maioria das autarquias, bem como a representante do arquivo distrital de Braga que foi a entidade responsável pelo lançamento deste desafio.
No passado dia 27 de abril, teve lugar a 15.ª edição da Ultra Trail Geira / Via Romana, uma competição desportiva que ligou os concelhos de Amares e Terras de Bouro. O evento incluiu duas provas principais, com distâncias de 50 e 18 quilómetros, respetivamente, bem como uma caminhada de 10 quilómetros, reunindo atletas e entusiastas do trail running.
Como forma de assinalar a abertura da época termal e de incentivar e dinamizar a economia local, a Vila do Gerês acolheu, ao longo de três dias, milhares de pessoas que participaram e assistiram às atividades promovidas pelo Município de Terras de Bouro.
No passado dia 31 de janeiro, o Auditório Municipal de Terras de Bouro recebeu o Concerto de Inverno da Escola de Música do Município, num evento que reuniu um público entusiasta e contou com a presença do executivo municipal. A noite foi marcada por momentos de grande talento e emoção, com os alunos da escola a apresentarem performances de elevada qualidade, fruto do seu empenho e da orientação dedicada do professor Luís Pinho, a quem se reconhece o mérito pelo trabalho desenvolvido na promoção da cultura musical no concelho.
O Município de Terras de Bouro informa que, sob proposta do Departamento dos Bens Culturais da Direção-Geral do Património Cultural e após proposta da Direção Regional de Cultura do Norte, foi determinada a abertura do procedimento de classificação de âmbito nacional da Ponte do Quintão, no lugar de Quintão, freguesia da Carvalheira.
Com o objetivo de preservar e promover as tradições locais, o Município de Terras de Bouro organizou, no dia 5 de janeiro, o XXIV Encontro Concelhio de Cantares de Natal e de Reis, realizado no Auditório Municipal.
Entre os dias 8 e 10 de novembro, a sede do concelho irá receber a XXIIª “Feira – Mostra de São Martinho nas Terras do Gerês”. Este evento atrairá certamente a Terras de Bouro durante este fim de semana milhares de pessoas. Desde o festival folclórico que decorre em dois dias, ao concurso de mel, à animação musical, aos magustos e desfolhadas, à realização de uma montaria ao javali, passando pelas tasquinhas regionais do recinto, ações de educação ambiental e cantares ao desafio e ainda a sempre concorrida corrida de cavalos, já na tarde domingo, tudo são ótimas razões para nos visitar.